domingo, 30 de novembro de 2008

"Uma imagem vale mais que mil palavras"

Nem parece que chegamos ao fim. Depois de descobrirmos um pouco mais sobre o mundo de quem está diretamente ligado ao bem-estar social, já bate aquela saudade. Unicef, Encine, MST... cada personagem mais interessante que o outro e, para fechar com chave-de-ouro, é hora da oficina do estudante de Comunicação Social (Habilitação: Publicidade) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Diego Soares, que mesclou teoria e prática ao demonstrar a importância da imagem na sociedade.

Foi com base na idéia de que elementos simbólicos possuem uma carga semântica capaz de identificar ou até mesmo ocultar, como exemplo o estilo 'clubber' do estudante de Jornalismo Edgel Joseph - UFC, uma marca pessoal indissociável da sua personalidade esfuziante, que Diego separou a turma em grupos e exibiu no "data-show" algumas logomarcas de instituições não-governamentais, como a da WWF. Objetivo? Perceber se a estrutura de fontes e cores de uma logo estão afins com a missão da ONG correspondente.

E não é que deu certo? Há uma relação intrínseca da imagem com a instituição responsável pelo reconhecimento da identidade da marca. Com tal exercício, pôde-se aplicar conceitos de "criação de imagem", como os de significante e significado, fundamentais para o entendimento de como se processa o imaginário coletivo sobre o que se é observado.

Edgel Joseph

Nenhum comentário: