quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CATAVENTO: Novos rumos na defesa da criança e do adolescente

Por Rafael Veras Castelo Branco

Criado no dia 13 de julho de 1990 através da homologação da Lei n° 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 18 anos de existência, defendendo os direitos de crianças e adolescentes sem distinção de raça, cor e classe-social. Na comemoração de aniversário foram levantadas várias discussões acerca de sua legitimidade e prática, onde órgãos, principalmente Organizações Não-Governamentais (ONG’s), deram seu parecer sobre o assunto, cobrando do Estado e da sociedade o cumprimento do estatuto e o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes.

A Catavento Comunicação e Educação Ambiental, ONG localizada em Fortaleza e originária das faculdades de Comunicação Social e Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), é uma organização ativa no que se diz respeito à cobertura do assunto criança/adolescente. Tarciana Campos, jornalista da Catavento, em palestra a alunos da UFC, mostrou um pouco da responsabilidade e dos exercícios que a ONG promovem em meio à sociedade para defender o ECA e seus beneficiados.

Como muitas outras ONG’s, a Catavento teve atividade influente nas comemorações de aniversário do estatuto, bem como no dia-a-dia, organizando movimentos, divulgando seu trabalho e analisando a cobertura da mídia em relação ao evento e problemática criança/adolescente. Segundo ela, a cobertura do evento foi suficiente e plausível, mas, no que diz respeito à cobertura do cotidiano e dos problemas que as crianças e os adolescentes sofrem, ainda há uma defasagem, principalmente no que se diz respeito a escutar esses jovens e disseminar suas necessidade.

Continuando sua cobrança e seu ativismo, a Catavento promove campanhas e projetos para educar e cuidar de crianças e adolescentes, com ênfase no Ceará e sua região semi-árida. Um exemplo glorioso é o Projeto da Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância, onde, através de um programa veiculado em todo o Estado do Ceará, são discutidos assuntos e soluções voltadas para a situação da criança e do adolescente, disseminado idéias e verdades para todos do estado, uma iniciativa que pretende e deve ser muito maior.

Nenhum comentário: