A Catavento se propõe a trabalhar na área da comunicação, percebendo-a como estratégia de mobilização social, compreensão e transformação de realidades, a partir da aproximação com processos educativos. O grupo surgiu em 1991 no contexto universitário, onde estudantes se organizaram para produzir um programa sobre meio ambiente. Daí, a produção se transformou em uma organização, que ampliou horizontes e percebeu que a educação poderia se aliar à comunicação.
O público principal da ONG passou a ser o infanto-juvenil. Projetos de programas de rádio, principalmente, vem levando a Catavento a vários municípios do semi-árido, mostrando como a combinação comunicação-educação pode gerar resultados positivos, quanto ao combate da desigualdade social e da defesa da cidadania e dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Em 2004, a Catavento fechou parceria com a Rede ANDI, que tem como função monitorar a cobertura da mídia no que remete a criança e o adolescente. A Rede surgiu em 2000 e tem sido uma das mais atuantes e respeitadas na área.
O que mais chama atenção na Catavento é a apropriação de um meio de comunicação que parece ter sido feito para o mundo democrático. O incentivo à produção radiofônica tem gerado ótimos resultados, que podem ser conferido nos vários endereços que o site da Catavento disponibiliza na web.
Destaque principal para os programas Ondas da Cultura e Sintonia da Infância.
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