quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

APAE

Na última quinta-feira, 23, a turma de “Cobertura da Agenda Social” da UFC recebeu a visita da atual vice-diretora e da segunda secretária da APAE Ceará, Maria Luíza Barbosa e Tetê Picanço, que contaram um pouco da história e da missão da APAE.

No dia 11 de dezembro de 1954 surgia no Rio de Janeiro a primeira APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), tendo como seu primeiro presidente o Almirante Henry Broadbent Hoyer. No Ceará a APAE existe há 36 anos e - segundo sua atual vice-diretora, Maria Luíza Barbosa,- já conta com mais de 20 outras espalhadas pelo estado em cidades como Juazeiro do Norte, Iguatu, Várzea Alegre, Sobral e Maracanaú. Em todo o Brasil somam-se mais de 2.000 sedes.

A Instituição recebe ajuda dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de doações de pessoas físicas e jurídicas. Existem hoje 7mil doadores cadastrados. Também são realizadas campanhas para angariar recursos. Desde 1982 a sede da APAE Fortaleza está localizada na avenida Rogaciano Leite, 2001 no bairro Luciano Cavalcante, e sua construção contou, dentre outras ações, com a “Feira do Cacareco” e com a “Campanha do Tijolo” para concretizar-se.

A APAE atende a portadores da Síndrome de Down Leve de 0 a 50 anos, através de um trabalho pedagógico sério feito com responsabilidade. São cerca de 100 funcionários entre assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais - alguns voluntários e outros pagos pela instituição, além dos professores - cedidos pelo Governo – para lidar com os mais de 400 alunos que a freqüentam.
Israel Lima

Nenhum comentário: