terça-feira, 2 de dezembro de 2008

OPA: uma alternativa para a propaganda

Aline Nogueira

Para o encerramento do semestre, tivemos como duas últimas aulas de Cobertura da Agenda Social uma Oficina de Propaganda Alternativa (OPA), dirigida pelos alunos da habilitação em Publicidade e Propaganda Diego, Danielle, Hercília e Giórgia. O grande mérito, para mim, foi o contato com alguns conceitos e reflexões de outra área, que também faz parte da Comunicação Social tanto quanto a nossa, o que até então não havia acontecido de forma tão direta.

Apesar do tempo curtinho, conhecemos um pouco da teoria: a diferença entre Publicidade e Propaganda (que não parece uma questão muito bem definida), tipos de signos, relações entre signo, objeto e intérprete, comunicação do coletivo, etc.

O destaque ficou por conta dos exercícios propostos e das discussões levantadas. Pelos exemplos de anúncios de revista selecionados pelos “oficineiros” e trabalhados em grupo, ficou claro que a publicidade não é só aquela “vilã” que cria necessidades e omite desvantagens. Também é possível promover um produto ou uma idéia e, ao mesmo tempo, respeitar o público alvo, evitar abordagens preconceituosas, informar e promover a conscientização de quem assiste, vê ou lê uma determinada peça publicitária. Prova maior disso é que é através da publicidade que ONG´s têm o seu trabalho divulgado e mais pessoas dispostas a abraçar suas causas.

A grande diferença está na conduta ética do comunicador, que pode (e deve!) usar o seu trabalho de acordo com a sua consciência e formação. Ser socialmente responsável pelo que produz e refletir sobre o impacto disso na audiência faz a diferença entre o bom e o mau comunicador. Diante disso, foi lançada a semente de uma campanha no nosso curso de Comunicação Social que chame a atenção dos alunos para essa responsabilidade.

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