quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ENCINE: Um novo caminho através da Arte-Educação.

por Rafael Veras

Diferente de alguns anos atrás, a sociedade e o Estado brasileiro têm ampliado suas preocupações com a questão social, trabalhando pela construção de políticas para diminuir as desigualdades de oportunidades entre os indivíduos do país. A Encine, instituição apartidária e não-governamental,criada em 1998 e coordenada por Ives Albuquerque, é um exemplo bem próximo da nossa realidade.

Localizada em Fortaleza, a ONG é um referencial na luta pela defesa dos direitos humanos, com ênfase na juventude, promovendo atividades educacionais com crianças e adolescentes de escolas públicas e/ou de áreas de risco, por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TCI’s – ex: televisão, rádio e Internet).

A ENCINE realiza todos os seus trabalhos com base na consciência social, aplicando em suas ações os chamados quatro eixos: a educação, a comunicação, a mobilização social e a sustentabilidade. Esses conceitos são passados aos jovens por meio dos Arte-Educadores (Arcos), antigos beneficiados pela instituição que recebem capacitação e formam, num futuro próximo, novos jovens para ocupar seus lugares.

Uma das grandes iniciativas da ENCINE é o Megafone, programa veiculado pela TVC, que tem foco na democratização da voz, tratando sempre de assuntos de relevância social e que tenham boa influência na formação e na capacitação de jovens.

Assim, realizando e implantando propostas de melhoria social, a ENCINE já conquistou prêmios importantes, como o Prêmio Escola Viva 2007, o Prêmio Itaú Unicef 2007 e o Selo de Programa Especialmente Recomendado 2006 (o único do nordeste), pelo Megafone.

Nenhum comentário: