segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Liberdade, liberdade

Aline Nogueira

Philipe Ribeiro e Uiraporã Maia foram os nossos convidados para conversar sobre cultura livre, com destaque para rádio livre e software livre. Os veículos alternativos, como as rádios livres, tornaram-se espaços de expressão dos grupos que não encontravam inserção no mercado de massa (que Philipe chamou de “mídia gorda”) e preferiram outros caminhos para se relacionar com seu público.
.
O rádio acabou ganhando mais força por apresentar baixo custo (pelo menos se comparado a televisão e cinema, por exemplo) e alcançar um contingente numeroso e diversificado de pessoas. O que ocorre, entretanto, é a freqüente marginalização das emissoras alternativas e comunitárias, chamadas comumente de “piratas”. E aí ganha o mundo mais uma lenda urbana: a idéia de que os sinais destas rádios interferem no tráfego aéreo, nas comunicações e por aí vai. Não é a toa que 2 de cada 3 três pedidos de concessão de rádios são aceitos quando há apadrinhamento de algum político, enquanto apenas 1 em cada 12 pedidos de pessoas não ligadas a este meio são deferidos. Trechos de programas como os da Rádio Muda, de Campinas, mostraram o conteúdo produzido pela comunidade universitária.
.
O software livre foi igualmente discutido. Ao falar dele, Philipe e Uiraporã ressaltaram a compreensão do conhecimento como algo que deve ser compartilhado, difundido, dividido, pois assim abrem-se as oportunidades para que mais e mais conhecimento seja gerado. A idéia é colaborar com o aperfeiçoamento dos programas e se beneficiar desta construção coletiva. O curioso da história foi saber que os programas “nasceram livres”, sem a rígida proteção dos direitos autorais, mas o mercado acabou percebendo este filão e comercializando. Interessante perceber também que a militância da cultura livre não se faz de inocente e sabe separar em quais situações é necessário cobrar pelo trabalho realizado e em quais outras a circulação do conhecimento é que vai gerar bons dividendos.
.

Nenhum comentário: