terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Uma questão de liberdade

Por Viana Júnior

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído. Não só usuários domésticos, mas também empresas e até governos - nas três esferas (municipais, estaduais e federal) - estão, hoje em dia, adotando o software livre para fugir dos altos custos que precisam pagar por licenças de programas comerciais.

Esse software pressupõe quatro tipos de liberdade, para os usuários: liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades; liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo e; liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Um programa é software livre se os usuários têm todas essas liberdades. Portanto qualquer pessoa pode baixar o Mozilla Firefox ou o Gimp (versão livre do Photoshop) da Internet, instalar, copiar e passar adiante, sem nenhum custo e sem ferir direitos autorais.

Segundo Philipe Ribeiro e Uiraporã Maia, tudo isso é cultura livre, um movimento para difundir idéias, conhecimentos e democratizar a informação, através do acesso livre e eficiente das tecnologias. A cultura livre não pressupõe a compra ou o pagamento de serviços, mas também não significa que não se possa ganhar dinheiro assim. É tudo uma questão de visão. Apesar de não ser pago, os produtores ganham com assistência técnica e atualizações em empresas. Afinal, caridade com os ricos, não tem sentido.

O trabalho do cartunista Carlos Latuff, por exemplo, foi uma das demonstrações de como alguém pode trabalhar livremente, expondo suas criações, deixando-as acessíveis e não perder nada com isso. Sem dinheiro não se vive, mas é possível criar maneiras novas de consegui-lo sem explorar o nosso próximo. Tudo é uma questão de liberdade, não de preço.

Nenhum comentário: