terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pelo direito à inclusão

Por Lívia Nunes
Muitas conquistas já foram alcançadas e muita coisa mudou na forma como médicos, familiares, amigos, pais, Governo e desconhecidos tratam e vêem as pessoas “diferentes”. A prova dessas mudanças, ou melhor, dessa evolução, está nas trocas terminológicas que ocorreram ao longo dos anos. Portador de deficiência, portador de necessidades especiais, pessoa especial, deficiente, excepcional. Esses foram alguns dos termos já utilizados até a chegar ao termo pessoa com deficiência.

Um assunto delicado, pouco explorado, ou explorado com sensacionalismo, uma vida dura, preconceitos, marginalidade são alguns das palavras que permeiam a realidade das pessoas com deficiência e de seus familiares. Pensando em ajudá-los, inserindo-os na sociedade, é que foi criada a primeira APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), no Rio de Janeiro.

Há mais de meio século lutando para promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a APAE se fortaleceu e tornou-se uma complexa associação que atua em dois mil municípios e 26 estados brasileiros. Formada por pais, amigos e voluntários, hoje presta serviços de educação, saúde e assistência social, constituindo uma rede de apoio as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O "Movimento Apaeano", como se convencionou chamar, estabeleceu sede no Ceará em 1965. De lá pra cá, a APAE Ceará se mantém através de subsídios, contribuições e convênios, atendendo mais de 410 alunos com deficiência leve, de 0 a 50 anos. Para atingir os melhores resultados, a educação é iniciada ainda na infância, incluindo as mães, que são orientadas sobre a melhor forma de cuidar dos filhos.

Como resultado da luta de anos, a APAE Ceará conta com mais de 100 funcionários qualificados, que auxiliam na socialização, integração, qualificação e inclusão de centenas de jovens com deficiência na sociedade. Só a APAE Ceará, já inseriu 140 aprendizes no mercado de trabalho, graças, em parte, as parcerias com instituições e empresas como Correios, Super Família, Pague Menos, MC Donald e muitos outros.

Saiba mais sobre os projetos e parcerias da APAE Ceará pelo site:
http://www.apaeceara.org.br