quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CULTURA LIVRE

A disciplina de Cobertura da Agenda Social da UFC recebeu Philipe Ribeiro e Uiráporã Maia do Carmo, militantes da Cultura Livre, para contar um pouco de suas experiências com o tema e trocar conhecimentos com a turma. Aliás, este é um ponto muito importante levantado pela dupla: a troca de conhecimentos.

Philipe e Uiráporã buscam uma livre disseminação da cultura, onde as pessoas transmitam gratuitamente e recebam de volta novos conhecimentos. Philipe apresentou o exemplo do cartunista Carlos Latuff, que disponibiliza sua arte na internet gratuitamente. Certo dia um desenho seu foi parar na capa de um jornal extrangeiro, que não pagou um centavo sequer pela imagem. Segundo Philipe, isso não quer dizer que não se deve cobrar por cultura, mas que depende do fim a que ela se destina porque afinal, todos precisam de algum dinheiro para sobreviver. Se o desenho é para um anúncio publicitário que vai render lucros a um empresário, por que não cobrar? Mas se é um desenho de uma logomarca para uma ONG realmente comprometida com a alguma causa nada mais justo que não cobrar. Philipe cita ainda o exemplo da Rádio Muda de Campinas-SP, que funciona no campus da UNICAMP, embaixo de uma caixa d’água (que serve como torre para a antena), aproveitando um espaço até então abandonado. A Rádio Muda toca músicas que talvez não tivessem espaço em rádios comerciais, integrantes da chamada “mídia gorda”, que vende como espaço publicitário o espaço para tocar músicas de qualidade.

Outro exemplo importante é o Movimento Software Livre. Segundo Uiráporã, o Movimento surgiu em contraposição à venda dos softwares, que priva as pessoas do acesso a certas ferramentas de grande utilidade na vida moderna. Quando se compra um computador, em alguns casos o sistema operacional corresponde a cerca de 30% do valor total, dificultando consideravelmente a efetivação da compra. Sistemas gratuitos como o Linux permitem um acesso livre e irrestrito a diversas ferramentas antes privadas. E o Firefox, um navegador gratuito, permite o livre acesso ao “mundo” através da internet.
Israel Lima

Nenhum comentário: