sábado, 29 de novembro de 2008

Oba!!! A OPA.


O último tema a ser abordado pela Cobertura da Agenda Social foi Propaganda Alternativa trazida a nós pelos colegas Danielle, Diego, Giórgia e Hercília. Nossos colegas realizaram uma OPA (oficina de publicidade alternativa), qualquer aluno da publicidade dos semestres finais conhece a OPA que faz parte da disciplina de Comunicação Comparada da Profa. Dra. Márcia Vidal.
A diferença é que a OPA iria ser feita para um grupo de acadêmicos da comunicação, para futuros jornalistas e publicitários.
Nada mais correto do que abordar a diferença entre os termos Publicidade e Propaganda, acabamos percebendo que nós mesmos que estudamos os processos de comunicação não sabemos definir com clareza a diferença entre as duas.
Como explicado pelos oficineiros os termos Publicidade e Propaganda acabaram tornando-se praticamente sinônimos até mesmo dentro do âmbito acadêmico, não havendo um conceito uno para os termos.
O excitante das Ciências Humanas é cada um poder ter uma visão diferente da mesma coisa, isso nota-se por exemplo na leitura crítica das peças publicitárias que nos foram apresentadas, o que é ofensivo a um pode não o ser para outro e por aí se vai.
Houve ainda a comparação entre os papéis do jornalismo e da publicidade e seus campos de atuação.
Mas o mais importante de tudo é a discussão e reflexão a respeito do poder e do impactos das publicidades. Onde levantamos aqueles velhos questionamentos sobre a propaganda determinar ou influencias tendências.
A Publicidade não é formada por um time de vilões cuja única missão é fazer as pessoas consumirem freneticamente, pelo contrário, vimos exemplos de publicidades ética, sem máscaras e com cunho educativo e social.
A publicidade usa os meios para enviar uma mensagem ao receptor que a decodificará de acordo com sua vivência, práticas culturais e capacidade reflexiva.
Alexandrina Oliveira


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