sábado, 29 de novembro de 2008

Cultura Livre - O Caso da Wikipédia

Recebemos Philipe Ribeiro e Uiraporã Maia para falar um pouco sobre Cultura Livre. Os dois defendem o acesso irrestrito ao conhecimento, através do movimento Cultura Livre. Eles citaram o movimento dos softwares livres impulsionado pelo uso de Linux e Mozilla Firefox e citaram o campo da cultura através do cartunista Carlos Latuff que disponibiliza sua arte na internet.

Fora as rádios,jornais e TVs comunitárias que longes da citada “mídia gorda” criam maneiras próprias e fazer a comunicação, a cultura livre vem saindo do âmbito dos movimentos sociais e ganhando cada vez mais espaço em todos os campos da nossa Sociedade.

Um dos exemplos citados pelos dois foi o caso da Wikipédia, que reproduz o maior princípio do movimento Cultura Livre que é o acesso irrestrito ao conhecimento além de trabalharem a chamada “inteligência colaborativa” e é totalmente sem fins lucrativos.





A wikipédia é gerida e operada pela Wikimédia Foundations,cujos objetivos são desenvolver e manter projetos de conteúdo livre em diversos idiomas, através de sistema colaborativo, tendo seus conteúdos disponibilizados ao público livre de encargos financeiros. e os custos financeiros para manter os projetos são cobertos através de doações. A Wikimédia Foundations desafia o modo convencional de lidar com propriedade intelectual, pois não há qualquer cobrança de direito autoral. Informação não tem dono, dizem os arautos dos novos tempos.



A Wikipédia é apenas um dos projetos de conteúdo livre operados pela Wikimédia, que ainda congrega os projetos:

  • Wikipédia (é uma enciclopédia multilíngüe online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias.)
  • Wikcionário (dicionário livre e completo em todas as línguas),
  • Wikiquote (coletânea de citações de pessoas proeminentes, livros e provérbios),
  • Wikilivros (dedicado ao desenvolvimento livre e disseminação de livros e textos didáticos de conteúdo aberto) ,
  • Wikisource (reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença GFDL),
  • Wikimedia Commons (com o objectivo de servir de repositório para imagens e outro tipo de multimídia livre)
  • Wikispecies (exclusivo para a catalogação de espécies de seres vivos)
  • Wikinews (é um projeto de notícias livre)
  • Wikiversidade (ambiente livre e aberto para educação universitária mediada pela web e estudos gerais em uma comunidade de pesquisa)
  • MediaWiki (software livre usado para gestão de todos os projetos da Wikimédia Foundation)

A wikipédia está entre os quinze websites mais visitados no mundo segundo o serviço Alexa.com , mostrando que a cultura livre uma realidade, que é um movimento organizado e que tem tudo para dar certo.

Lógicamente que tudo não é mil maravilhas por se tratar se um projeto colaborativo muitas informações pode não estarem presentes, alguns casos vamos ter que lidar com a guerra de edições e os vandalismos, pois a wikipédia ainda carece de operadores voluntários para monitorar os conteúdos.

Mas o considero apesar de tudo o projeto de cultura livre mais organizado e bem sucedido não só por ser uma wikipedista, mas também por ser uma comunicóloga que preza o acesso à informação.

Alexandrina Oliveira

Nenhum comentário: