segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Opa! Aqui também tem publicidade.

Camila Grangeiro


Os dois últimos encontros da turma da disciplina de Cobertura da Agenda Social foram marcados por uma discussão que, dessa vez, abordou mais a fundo a questão da publicidade e propaganda.

A Oficina de Publicidade Alternativa (Opa) foi ministrada por alunos do curso de publicidade da UFC, e levou aos alunos da disciplina um olhar mais atento e analítico das propagandas que são veiculadas no mundo inteiro. Os alunos discutiram a diferença entre propaganda e publicidade, realizaram dinâmicas envolvendo marcas conhecidas no mercado e fizeram uma verdadeira leitura crítica da mídia publicitária.

Mas porque é tão importante essa análise? Muitas foram as conclusões para essa questão, opiniões de vários tipos surgiram, mas o que marcou foi a necessidade que todos sentiram de não comprar uma idéia se ela não for realmente boa, comprar no sentido de aceitar e compartilhar dela.

Se uma empresa tenta passar uma imagem que não é dela, ou tenta mostrar o que tem de melhor, tudo isso só vai ser possível se sua propaganda for bem elaborada. O que precisamos refletir é que a profissão também tem lados bons, e muito bons, diga-se de passagem. A oficina pôde mostrar um lado nem sempre conhecido da publicidade, o lado ético, sem enganação ou máscaras, mais humano...um lado alternativo.

Nenhum comentário: