Camila Grangeiro
Os dois últimos encontros da turma da disciplina de Cobertura da Agenda Social foram marcados por uma discussão que, dessa vez, abordou mais a fundo a questão da publicidade e propaganda.
A Oficina de Publicidade Alternativa (Opa) foi ministrada por alunos do curso de publicidade da UFC, e levou aos alunos da disciplina um olhar mais atento e analítico das propagandas que são veiculadas no mundo inteiro. Os alunos discutiram a diferença entre propaganda e publicidade, realizaram dinâmicas envolvendo marcas conhecidas no mercado e fizeram uma verdadeira leitura crítica da mídia publicitária.
Mas porque é tão importante essa análise? Muitas foram as conclusões para essa questão, opiniões de vários tipos surgiram, mas o que marcou foi a necessidade que todos sentiram de não comprar uma idéia se ela não for realmente boa, comprar no sentido de aceitar e compartilhar dela.
Se uma empresa tenta passar uma imagem que não é dela, ou tenta mostrar o que tem de melhor, tudo isso só vai ser possível se sua propaganda for bem elaborada. O que precisamos refletir é que a profissão também tem lados bons, e muito bons, diga-se de passagem. A oficina pôde mostrar um lado nem sempre conhecido da publicidade, o lado ético, sem enganação ou máscaras, mais humano...um lado alternativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário