segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ajudando a mídia a entender a infância

Camila Grangeiro


A temática “infância e adolescência” dentro da mídia, ainda não está focada dentro do que poderíamos chamar de ideal. A abordagem ainda é pequena, as matérias não aparecem com freqüência, são muito factuais, não aprofundam a temática de criança e adolescente como política pública, algumas pautas são deixadas de lado, como deficiência e migrações. Mas, apesar dessa falha, não podemos negar que esse tema vem ganhando mais visibilidade.

A ONG Cata-vento Comunicação e Educação trabalha em cima dessa temática junto aos meios de comunicação. A Cata-vento começou como um programa de rádio sobre meio ambiente, foi crescendo e se institucionalizou como ONG em 1995. A temática foi mudando e não se limitou apenas à Educação Ambiental, e foi se aproximando muito do tema Criança e Adolescente no Semi-árido. A Cata-vento trabalha junto à imprensa, dentro do assunto que abrange criança e adolescente.

A jornalista da ONG, Tarciana Campos, disse que vêm crescendo o número de matérias jornalísticas em relação à infância, mas que ainda precisa melhorar bastante. Tarciana comentou sobre os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que aconteceu em julho de 2008, que trouxe maior visibilidade ao tema, pois a grande maioria dos veículos de comunicação tratou do tema em questão.

Nenhum comentário: