quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mídia e Movimento Social na luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Em julho deste ano, comemorou-se os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. Em Fortaleza, os movimentos sociais envolvidos nessa causa mobilizaram-se, a fim de divulgar a importância do conhecimento e da efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Uma das entidades participantes do movimento foi a ONG Catavento Comunicação e Educação. A Catavento, além de articular projetos que beneficiam crianças e adolescentes do semi-árido, funciona como uma agência da Rede ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), monitorando a cobertura dos temas da infância e da adolescência na mídia. Nos 18 anos do ECA, a entidade envolveu-se ativamente, participando das manifestações e observando o tratamento que a imprensa cearense deu ao tema.

De acordo com a jornalista da ONG Catavento, Tarciana Campos – que acompanhou todo o processo de mobilização dos movimentos sociais ligados a essa temática – houve uma melhora na cobertura do aniversário do estatuto. Os jornalistas estiveram presentes, tanto na entrevista coletiva dos militantes com a imprensa, como na manifestação que o movimento fez na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Para ela, a mídia mostrou-se mais interessada no assunto, no entanto, as fontes demonstraram falta de qualificação e despreparo para tratar com a imprensa.

Tarciana acredita que ainda há muito o que melhorar. Segundo ela, muitas matérias foram bem elaboradas, mas faltou a participação dos principais interessados no assunto: as crianças e os adolescentes. Apenas o jornal Diário do Nordeste utilizou as próprias crianças como fonte na matéria sobre as comemorações do ECA. A jornalista destacou também a falta de mobilização social e a fragilidade das ações do governo como possíveis causas para a ausência de um debate crítico sobre o tema.

Texto produzido com base no depoimento de Tarciana Campos, jornalista da ONG Catavento Comunicação e Educação, em 11 de setembro de 2008 à turma da disciplina Cobertura da Agenda Social da Universidade Federal do Ceará.

Nenhum comentário: