terça-feira, 16 de setembro de 2008

Criança e adolescente: uma nova pauta para a mídia

Contemplando mais um tema da disciplina Cobertura da Agenda Social, a jornalista Tarciana Campos falou, na última quinta-feira, sobre a ONG Catavento e a sua ligação com a criança, a educação e a comunicação.

Em 1995, quando a ONG Catavento surgiu, ainda com o formato de um programa de Rádio, organizado por alunos de comunicação e educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, seu tema principal estava ligado à aspectos ambientais. Mais de uma década depois, mais madura e experiente, a Catavento trata, prioritariamente, de assuntos relacionados à criança e ao adolescente.

Trabalhando em parceria com a Rede Andi, que monitora os meios de comunicação para que sejam respeitados os direitos da criança e do adolescente, a Catavento já comemora as mudanças implantadas. “A grande reclamação era que esse assunto nem ao menos era pautado pela mídia. Mas hoje, esses números estão crescendo”, enfatizou Tarciana Campos.

Segundo a jornalista, percebe-se também uma melhoria qualitativa na cobertura deste assunto: “Um progresso é a cobertura não apenas de fontes oficiais, mas das ONGs, crianças e pais”. Entretanto, Tarciana destacou a necessidade de um debate mais crítico sobre o tema, ações governamentais mais fortes e o destaque para assuntos que hoje são ocultados pela mídia, como deficiência e migrações.

Para ela, as primeiras mudanças, do comportamento da mídia, puderam ser observadas durante as comemorações dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em que houve uma mobilização nacional dos jornalistas, que correram atrás de uma cobertura bem feita, com múltiplas fontes, inclusive as das crianças, e contextualizada.

Nenhum comentário: