quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Educação e comunicação na ondas da Catavento

Recebemos em sala de aula Tarciana Campos, da ONG Catavento, para continuar as discussões sobre mais um tema de relevância social: a compreensão da comunicação como elemento de conscientização e transformação da sociedade.

Apesar de ter iniciado suas atividades há mais de 12 anos com uma preocupação predominantemente ambiental, a Catavento Comunicação e Educação ampliou sua área de interesse e adotou como prática pensar e utilizar a comunicação e a educação como meios para promover o desenvolvimento humano. Além de ser representante no Ceará da Rede ANDI - Rede da Agência Nacional dos Direitos da Infância - que monitora a cobertura da mídia local no tocante aos direitos da criança e do adolescente e procura mobilizar os jornalistas sobre o assunto, a Catavento mantém vários projetos.

Dois dos projetos comentados por Tarciana, “Segura essa Onda” e “Sintonia Infância”, (este em conjunto com a Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância) utilizam o rádio como meio de transmissão, que, apesar das novidades tecnológicas, continua sendo a forma mais econômica e abrangente de alcançar seu público alvo.

É animador saber que, apesar das falhas que ainda podem ser apontadas na imprensa local, muito já foi melhorado e que muitos jovens e radialistas, principalmente no interior do Estado, têm se voltado para esta reflexão, por meio da qual toda a sociedade só tem a ganhar.

Nenhum comentário: