sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Unidos pela Infância

A disciplina Cobertura da Agenda Social do curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará recebe periodicamente convidados que falam sobre diversos temas relevantes para a sociedade. Para a primeira conversa com a turma, esteve presente na faculdade a oficial de comunicação do UNICEF, Ana Márcia Diógenes.

Em uma conversa focada no tema “Criança e Adolescente”, Ana Márcia abordou assuntos pertinentes ao UNICEF – Fundo das Ações Unidas para a Infância, que atua em 155 países. O seu ano de fundação foi 1946. Ele surgiu com o intuito de ajudar as crianças vítimas da guerra e hoje defende os direitos das crianças e adolescentes de todos os países, contribuindo para o seu desenvolvimento. No Brasil, a sede fica localizada em Brasília. Entretanto, existem escritórios em outras cidades brasileiras, dentre elas Fortaleza.

O fundo possui vários projetos, entre eles o “Selo Unicef”, citado pela jornalista, que visa incentivar os municípios a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Para Ana Márcia, esse projeto tira os políticos da passividade frente aos problemas da infância e adolescência, que passam a ser visualizados de outra forma.

Ana Márcia afirmou que a constância do assunto na mídia mudou a maneira que a sociedade enxerga o tema. Hoje, ele tem mais destaque, pois as matérias relacionadas ao assunto ganharam espaço e se tornaram humanizadas, devido ao conhecimento dos profissionais sobre os problemas enfrentados, fazendo com que as pessoas se sensibilizem e comecem a tomar uma atitude.

Nenhum comentário: