sexta-feira, 19 de setembro de 2008

18 anos do ECA e a mídia

Para a nossa terceira conversa, recebemos Tarciana Campos, que conversou conosco sobre a ONG Catavento Comunicação e Educação. A Catavento surgiu como programa de rádio na FM Universitária, com a participação dos professores do curso de Comunicação Social da UFC, Nonato Lima e Márcia Vidal.

Primeiramente, o programa tratava de assuntos relacionados ao meio ambiente. Com o aumento da audiência, houve uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Em 1995, foi lançada, oficialmente, a ONG Catavento Comunicação e Educação Ambiental.

As temáticas abordadas eram relacionadas à criança e adolescente, comunicação e educação e meio ambiente, sempre se levando em conta o semi-árido cearense. Fazendo-se uma pesquisa de cobertura de mídia, foi constatado que os temas relacionados à Criança e Adolescente são pautas crescentes; violência e educação são os temas mais abordados. Há um equilíbrio entre as fontes governamentais e as não-governamentais. Entretanto, foi percebido que esses temas não são tratados de forma aprofundada. Além disso, muitas pautas ficam ocultas, dentre elas a deficiência e migrações.

Tarciana comentou que o ano de 2008 foi marcado pela comemoração dos 18 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, no dia 13 de julho. Por volta de maio/junho de 2008, o Fórum DCA começou a se articular. Foram realizadas reuniões para a construção de estratégias. O Fórum DCA divulgou um calendário que continha duas datas importantes: 3 de julho: coletiva de imprensa sobre infância e adolescência; 11 de julho: manifestação em frente à STDS (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social).

Para a exposição do assunto, Tarciana levou recortes de jornais com as principais manchetes da época, dentre elas:

- Jornal O Povo: “Crianças e adolescentes têm direitos descumpridos”, “Comemoração com protesto e bandas”, etc – o jornal O Povo planejou fazer uma série de reportagens sobre o tema;
- Diário do Nordeste: “18 anos de avanços e desafios” – o jornal Diário do Nordeste utilizou falas de crianças na reportagem;
- O Estado: “Estado, família e sociedade em prol das crianças e adolescentes”, “Crianças desenham sonhos com o aniversário do ECA” e “Maioridade do ECA é festejada com caminhada” – o jornal O Estado teve sua cobertura pautada pelos releases.

Encerrando a conversa, ela afirmou que “ainda falta debate para o avanço ser maior”. As pautas sobre a criança e o adolescente devem estar na mídia não apenas em datas festivas, mas a todo instante, tornando-se presente no dia a dia da sociedade.

Nenhum comentário: