sábado, 20 de setembro de 2008

INFORMAÇÃO QUE GIRA PELAS ONDAS DO RÁDIO

No começo era um programa sobre ecologia na rádio universitária. A idéia surgiu em 1991, quando um grupo estudantes de Comunicação Social da UFC. Quatro anos mais tarde, os jovens resolvem extrapolar os limites do programa e criam a ONG Catavento Comunicação e Educação Ambiental.
E em 2005, dez anos após a fundação, o grupo resolve focar as discussões em Educação e Comunicação, uma estratégia encontrada para garantir desenvolvimento humano. O trabalho da ONG é desenvolvido com as crianças e adolescentes do semi-árido.
Com a mudança de foco, o grupo de profissionais é formado basicamente por pedagogos e jornalistas, são 20 no total. Uma das profissionais é a jornalista Tarciana Campos. Durante um bate-papo com a turma da disciplina de Cobertura da Agenda Social, numa salinha do ‘puleiro’, na UFC, ela explicou como funcionam as atividades desenvolvidas na Catavento.
O programa ‘Segura essa Onda’ é uma delas. Depois de receberem capacitações com o pessoal da Catavento, os jovens das escolas do interior passam a utilizar as ondas do rádio para discutir temas que interessam a cada um deles. O meio de comunicação é uma maneira de permitir o diálogo e aproximar jovens e educadores. E a internet (www.seguraessaonda.org.br) surge como forma de possibilitar um intercâmbio de produções entre as diversas escolas envolvidas no projeto.
E como o amor da ONG é mesmo pelo rádio, eles também organizaram a Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância. O grupo começou a trabalhar em 2002 com apenas 30 pessoas. Hoje já são 294 radialistas espalhados pelo Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Juntos, eles fazem um programa semanal, o Sintonia Infância, veiculado toda quarta-feira, às 13h30, na Rádio Universitária. O programa é uma maneira diferente de cobrir, em todas as regiões desses três estados, os assuntos relacionados à infância. Assuntos como deficiência, migrações, entre outros que acabam sendo deixados de lado pela grande mídia para dar espaço a temas como violência e educação, ou outros que recebem uma cobertura extremamente factual, recebem destaque no Sintonia Infância.
Por causa das coberturas especiais, a Catavento faz parte da Rede Andi (Agência de Notícias do Direito da Infância), da qual faz parte desde 2004. Assim, a ONG Catavento trabalha, no Ceará, para cumprir a missão da Rede, contribuindo para que os meios de comunicação façam uma construção diferenciada dos assuntos ligados à infância, sempre priorizando a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Apesar da missão ser difícil, não é impossível. Os resultados de uma mudança, mesmo que sutil, foram percebidos na cobertura que a grande mídia deu dos 18 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Ceará. As coberturas, que Tarciana fez questão de mostrar durante a conversa, ainda são muito voltadas para o factual, mas já trazem uma linguagem diferenciada, reflexo de cursos direcionados ao assunto nas redações e na universidade. E sinal de que ainda é possível continuar melhorando a cobertura social.

Por Pamela Lemos

Nenhum comentário: