sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Democratizando a Voz

Para a segunda conversa com a turma da disciplina Cobertura da Agenda Social, contamos com a presença do professor Yves Albuquerque, coordenador da ONG ENCINE. Em um bate-papo descontraído com a turma, ele falou sobre a fundação do ENCINE e sobre o Megafone, um programa realizado pela ONG.

Segundo Yves, a ONG surgiu a partir de um seminário realizado em maio de 1988. Entretanto, ela passou a funcionar oficialmente no ano de 1989. “Ela surgiu da vontade de democratizar possibilidades de se ter acesso às tecnologias da comunicação”, disse o professor. Assim, o grupo trabalhou promovendo cursos em escolas públicas.

O ENCINE é uma ONG de terceira geração, uma agência de difusão dos direitos humanos com foco na criança e no adolescente. Ela atende 8 escolas, cerca de 50 pessoas por mês. A divisão é feita em células, que são as seguintes:

- Célula de Educação (Com cursos para professores e jovens da Escola Pública);
- Célula de Mobilização Social;
- Célula de Comunicação;
- Célula de Sustentabilidade.

Yves ainda falou sobre o Megafone, programa televisivo desenvolvido pela ENCINE, que é exibido todo domingo, às 14:00h, e reprisado aos sábados, às 16:30h, pela TVC, para todo Ceará.
O Megafone foi indicado pelo Ministério da Justiça como Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes, por abordar temas interessantes para a juventude, de relevância social e que estimula a participação de redes. Nele, há a democratização da voz e a troca de subjetividade.

O programa conta com a média de 22 jovens realizadores e tem 6 anos de existência. Durante esse período, foram exibidos mais de 100 programas, com participação de mais de 200 instituições sociais e 100 escolas e teve cerca de 200 pessoas entrevistadas. Nada melhor que um programa feito por e para jovens para expressar toda forma de pensamento em uma linguagem única para essa turma.

Nenhum comentário: