quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Agenda Social do Unicef no Brasil

O Unicef surgiu como fundo de emergência para auxílio às crianças vítimas da Segunda Guerra e tornou-se fundo permanente em 1953. Desde então ampliou sua atuação, estabeleceu-se como primeira instituição em nível mundial a implementar ações em favor da criança e do adolescente. Atualmente, a instituição é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas e instituições governamentais e não governamentais do mundo todo.

Hoje o Unicef atua em 150 países. No Brasil mantém escritórios divididos em Plataformas de acordo com a realidade local de cada região. Ao todo são oito escritórios (quatro deles na Região Nordeste) e 120 funcionários (onze deles responsáveis por atender aos três estados nordestinos considerados pontos críticos: Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Além dos escritórios a instituição mantém uma sede em Brasília, responsável por estabelecer o contato e manter a relação com o Governo.

O trabalho da Instituição consiste em realizar ações em todo o mundo para a defesa e o desenvolvimento da criança e do adolescente em regiões carentes ou vítimas de situações críticas, como a seca. Essas ações fazem parte de uma rotina organizada de planejamento e avaliação de resultados, que, no caso brasileiro, inclui uma avaliação qüinqüenal conjunta com o Itamaraty para determinar a manutenção ou a reconfiguração do cronograma de trabalho dos cinco anos seguintes.

A relação do Unicef com a comunicação é muito forte e trabalhada em duas vertentes principais: a comunicação estratégica e a comunicação comunitária, ambas voltadas para o incentivo à produção da comunicação por setores carentes da sociedade, mais especificamente pelas crianças.

A prova de que a comunicação é uma ferramenta poderosa da agenda da instituição é o Selo Unicef, atualmente o projeto mais representativo da instituição no cenário nacional. Outros exemplos desse vínculo são os projetos executados em parceria com instituições e ONGs da área da comunicação, como a Rede ANDI, Catavento (CE) e Instituto Terramar (RN) e a realização de eventos para estudantes e profissionais da área, como o seminário Mídia, Criança e Adolescente.

Todas as ações comunicacionais implementadas pelo Unicef são voltadas para a discussão da relação existente entre governo, sociedade e mídia com a criança e o adolescente e para a promoção de uma mudança comportamental na maneira como esses setores se enxergam mutuamente.

Texto produzido com base no depoimento de Ana Márcia Diógenes, oficial do Unicef no Ceará, em 21 de agosto de 2008 à turma da disciplina Cobertura da Agenda Social 2008.2.

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