terça-feira, 9 de setembro de 2008

Unicef e a mídia

Camila Grangeiro

No dia 21 de agosto, os alunos da disciplina de cobertura da agenda social da Universidade Federal do Ceará (UFC), receberam a visita da jornalista Ana Marcia Diógenes, official de comunicação do Fundo da Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Unicef trabalha em 155 países ajudando a transforma a vida de crianças e adolescentes. Foi criado como fundo de emergência para atender crianças e adolescentes vítimas da segunda Guerra mundial, depois se estendeu para outros países que precisavam de ajuda. No Brasil está presente desde 1950, e a cada cinco anos desenvolve um plano de trabalha com o Governo Federal.

O trabalho de Ana Marcia diz respeito à mídia, criança e adolescente. Ela foi indicada como jornalista amiga da criança. Relatou alguns trabalhos de catalogação de qualidade e quantidade em que a temática dos direitos da criança é tratada na mídia, e constatou que é precária a forma como os meios de comunicação tratam de um assunto tão importante.

A jornalista também explicou que o Unicef é apartidário, por isso nenhum politico pode utilizar o nome da Fundação em campanhas, mesmo que em seu mandato a cidade tenha recebido o Selo Unicef, que é um reconhecimento internacional de um município que tenha colaborado para a melhoria da vida de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: