terça-feira, 18 de novembro de 2008

Livre acesso

A disciplina de Cobertura da Agenda Social, prosseguindo com sua série de visitas, recebeu dois bons representantes do tema cultura livre, Philipe Ribeiro e Uiraporã Maia. Ambos, apesar da pouca idade, já contam com uma larga experiência nas áreas de tecnologia e comunicação em movimentos sociais.

A conversa com os visitantes começa com a apresentação de um vídeo de uma rádio livre, instalada embaixo de uma caixa d´água, na cidade de Campinas, em São Paulo. O vídeo apresenta a rádio e a forma com as pessoas que a fazem trabalham sua programação alternativa. E assim prossegue, entre rádios, tv´s, sites de internet, eles vão apresentando um mundo alternativo, voltado ao interesse público, livre de padrões editorias e comerciais. Mas então surge um questionamento. Como é possível ganhar dinheiro com um meio ou ferramenta de comunicação que não se comercializa nos moldes tradicionais?

Para explicar a todos, é mostrado o exemplo da informática, com seu mundo do software livre. Software livre é o programa de computador que tem licença livre, que no bom português significa gratuito. Ou seja, o programa é de livre acesso, sem qualquer ônus financeiro para quem quiser adquiri-lo. Todo o retorno monetário sobre o software se baseia em treinamentos, adaptações para empresas entre outros serviços. O que vale é o serviço, não o produto.

E assim foi apresentada uma alternativa, quase uma provocação. Informação e conhecimento livres, acessíveis a todos. Liberdade e informação passam a ser sinônimos.

Links interessantes:
http://www.broffice.org/
http://www.midiaindependente.org/



Nenhum comentário: