terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cultura sem barreiras

O tema cultura livre, apesar de novo, vem despertando a curiosidade de jovens e adultos do mundo todo. Entretanto, a quantidade de pessoas que conhecem essa nova forma de “cultura” ainda é muito limitada. Quando indagadas sobre o assunto, muitas pessoas não sabem responder ou associam à internet. Em parte, estão certas. Mas afinal, o que é cultura livre?

Cultura livre é um movimento, criativo, para difusão de idéias, conhecimentos e cultura e para democratização da informação, através do acesso livre, eficiente e inclusivo. E a internet, por ser um espaço global, econômico e livre, acabou tornando-se um dos principais meios de propagação e difusão da cultura livre. Um exemplo interessante pode ser visto no site Cultura Livre (http://www.culturalivre.org.br), que desenvolve um projeto em parceria com o Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas e o Link Centre da África do Sul.

O Cultura Livre tem por objetivos permitir a compreensão do impacto da Propriedade Intelectual para o desenvolvimento, para a mídia e para a cultura. A fim de articular a “sociedade civil nacional e internacional em defesa da emancipação cultural e do acesso a bens e produtos culturais, no intento de rearranjar o equilíbrio entre interesses do Poder Público, da inciativa privada e da Sociedade Civil, particularmente nos países em desenvolvimento”.

No jornalismo, a preocupação com a difusão da informação de forma ampla já pode ser percebida nas páginas online dos jornais, que disponibilizam suas edições impressas na integra e sem nenhum custo. O site Centro de Mídia Independente (http://www.midiaindependente.org) é exemplo de comunicação aberta e democrática. Nele, são postadas matérias escritas por colaboradores de todos os Estados brasileiros, que escrevem sobre temas marginalizados pela grande mídia, como os movimentos de cunho social.

Nenhum comentário: