terça-feira, 18 de novembro de 2008

Líderes sociais

No último dia 13 de novembro a turma da disciplina Cobertura da Agenda Social da UFC recebeu a visita de Alberto Teixeira para a discussão do tema “As relações entre Estado e Sociedade”. Teixeira é o idealizador da instituição Escola de Formação de Governantes, um centro de educacional voltado para a capacitação de líderes que possam melhorar a relação de entidades, públicas ou privadas, com a sociedade civil. Teixeira, que conta com uma larga experiência do 1º ao 3º setor, relatou sua vivência e as dificuldades de se manter um canal de comunicação aberto e democrático entre as extremidades do Estado - governo e sociedade civil. Daí a necessidade, segundo ele, da existência da escola.

É inquestionável a importância de uma instituição que contribua para a sedimentação de uma nova cultura de administração pública. Contudo, a maior transformação de postura de nossos lideres deve vir de uma iniciativa firme e concisa da sociedade como um todo.

O que tenho observado no discurso da grande maioria dos visitantes desta disciplina é a importância dada à informação. A informação como a maior ferramenta de luta para a sociedade. E, talvez, essa educação diferenciada dada a lideranças pudesse ser mais bem aproveitada se proporcionada a grande maioria da população. Talvez, paralelamente, enquanto se ensina um futuro secretário de governo, possa se ensinar também a uma dona de casa uma disciplina explicando o que é corrupção, suas formas de prática e como combatê-la.

Nenhum comentário: