terça-feira, 18 de novembro de 2008

Conte comigo, fique comigo



Esse comercial da APAE, para mim, é duplamente emocionante. Primeiro, ao ver como uma organização como essa faz um trabalho belíssimo por todo o Brasil. Segundo, por ter como fundo uma letra que representa realmente o espírito da associação.

Confira a tradução de "Stand By Me - John Lennon":

Quando a noite tiver chegado
E a terra estiver escura,
E a lua for a única luz que veremos,
Não, eu não terei medo
Não, eu não terei medo
Desde que você fique
Fique comigo

Refrão:
Então querida, querida,
Fique comigo
Oh, fique comigo,
Oh, fique
Fique comigo,
Fique comigo...

Se o céu que vemos lá em cima
Desabar e cair
Ou as montanhas desmoronarem no mar
Eu não chorarei, eu não chorarei
Não, eu não derramarei uma lágrima,
Desde que você fique
Fique comigo

Quando você estiver com problemas, você não contará comigo?
Oh, conte comigo
Oh, você não ficará agora?
Conte comigo


...

Por mais que a letra se dirija à Yoko Ono, a canção traz uma mensagem especial de companheirismo, de união, de compromisso e, acima de tudo, de amor. E não tem outra palavra, a não ser o amor, que defina o que senti nos olhos de Maria Lúcia Barbosa, que juntamente com Tetê Picanço, participou de uma das aulas de Cobertura da Agenda Social.

A luta de Maria Lúcia (também é o nome da minha mãe) à frente da organização é digna de ser evidenciada neste post. Não esqueço do discurso emocionado ao falar das conquistas em prol dos direitos das pessoas com deficiência em meados de 80. Uma demosntração de cidadania, com certeza.

A lembrança da campanha dos tijolos feita com amor. A participação de jornalistas nessa empreitada é lembrada com carinho. Sentimento diferente. Foi a primeira vez que vi entre os nossos entrevistados um tom mais otimista quanto ao mundo em que vivemos. Um olhar mais positivo, menos carregado de crítica, que é necessária, mas que às vezes é carregada de rancor.

A APAE é uma mostra que todos que se encontram sob o eixo inviolável da humanidade podem dar a sua contribuição, independentemente da condição social. Se pertence a grupo "A" ou "B", não importa. Ela podeira falar que jornalistas não sabem tratar o tema na mídia. Poderia falar que pertencemos a grupos que só pensam em lucrar. Mas, não falou. Preferiu comentar a boa ação pessoas como nós, que trabalhavam em um grupo como "O Povo" e que fizeram a sua parte.

Maria Lúcia me passou uma imagem de otimismo, apesar das dificuldades. Por que temer o mundo? Por que achar que ele é tão severo e tão desigual? Por que temer se não temos o dinheiros dos funcionários? Como já dizia John Lennon, em outra canção, "Podemos dar um jeito, com a pequena ajuda dos nossos amigos".

E é de amigos que é feita a associação. Não apenas no nome. É desse sentimento livre do egoísmo que APAE se monta, pautada sempre na igualdade e na valorização da participação familiar. Um entidade que realmente deve ser louvada.

Nenhum comentário: