Trabalho do Unicef
A jornalista Ana Márcia Diógenes que é a responsável pela Comunicação do UNICEF em visita à turma da disciplina Cobertura da Agenda Social nos contou um pouco sobre o seu trabalho e as ações do Unicef. A jornalista que detem o título de JACA (jornalista amiga da criança e do adolescente) desde 1997 quando ainda trabalhava no Jornal O Povo e trabalha no UNICEF desde 2001 e foi convidada a ser oficial de Comunicação do UNICEF por ter um amplo trabalho como jornalista nos assuntos relativos à criança e adolescente.
UNICEF está presente no Brasil desde 1950 e seu papel é de extrema importância em nosso cenário, pois o UNICEF está sempre atuando em prol das crianças e adolescentes de nosso país. Apesar da maioria dos brasileiros só lembrar-se do trabalho do órgão na época do Criança Esperança ele faz um trabalho árduo e muitas vezes silencioso atuando nas esferas da política, educação e saúde. Digo que o trabalho muitas vezes é silencioso por se tratarem de ações a longo prazo e não simplesmente ações imediatistas.
Trabalhando em conjunto com os governos,organizações locais e sociedade para melhorar as condições de vida de nossas crianças e adolescentes lidera e apóia grandes campanhas como a de aleitamento materno e imunização no campo da saúde e pela aprovação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no campo político, movimento pelo acesso universal à educação e ainda os programas de erradicação do trabalho infantil (PETI). Hoje o UNICEF não só lidera e apóia esses movimentos como também fiscaliza o comprometimento dos governantes com a causa.
A Instituição trabalha com afinco para que os direitos das crianças se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta que devam ser respeitas e cumpridos garantindo assim uma melhor qualidade de vida das crianças, dos adolescentes e de suas famílias. E com isso vem o Selo UNICEF que é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes, o UNICEF fiscaliza o município quanto ao respeito aos direitos das crianças e adolescente como acesso a educação de qualidade, saúde e lazer.
Alexandrina Oliveira
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário