quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Frutos e Flores do ECA

Por Ulysses Magno

A turma da disciplina Cobertura da Agenda Social do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu no último dia 18 de setembro a visita de Flor Fontenele, representante da ONG ENCINE no COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança).

Sua presença foi marcada, principalmente, por um discurso de exaltação na participação da sociedade civil nas políticas sociais. Com uma personalidade empolgante, Flor ensinou aos alunos do curso de comunicação o que é e como deve ser a participação popular, em parceria com o estado, na discussão de políticas sociais.

Autêntica defensora dos direitos civis, a palestrante sempre se coloca na linha de frente de combate a qualquer questionamento que surge ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sempre citando artigos da constituição e a consagrando como uma conquista sem precedentes para a sociedade brasileira, Flor Fontenele franze a testa quando cita casos conhecidos de desrespeito aos diretos da criança.

Flor Fontenele conquista com suas palavras empolgantes. A escutando falar, o sentimento de pessimismo vai embora, uma estranha sensação de poder, de capacidade de realização toma conta do ambiente e nos faz imaginar como a sociedade brasileira deverá estar daqui a alguns anos.

O discurso de Flor deveria ser matéria obrigatória para todos que deixaram de acreditar em nossa sociedade, uma aula de entusiasmo e otimismo, uma justa personificação dos movimentos sociais atuais, marcados por um estilo alegre e perseverante.

Nenhum comentário: