sábado, 11 de outubro de 2008

Luz, câmera, educação!

Aline Paiva


Foi em 1997, em um curso promovido para educadores, que surgiu a idéia de criar uma ONG que tivesse como objeto de preocupação os direitos humanos, com ênfase nos direitos de crianças e adolescentes, mas só um ano depois surgiu de fato a Encine, tema da nossa conversa com Ives Albuquerque e Lucas Vieira.

A Encine tem como proposta levar jovens, principalmente de escolas públicas, a refletir sobre a realidade em que vivem e partilhar esta subjetividade com outros jovens através do uso das TIC’s, tecnologias de informação e comunicação, ou, em outras palavras, vídeo, fotografia, rádio e outras mídias. A idéia ganhou força e já não era mais suficiente produzir só por produzir. Para colocar em prática a idéia de comunicar amplamente, surgiu o Megafone!, programa que começou a ser transmitido desde 2002 pela TVC e que é resultado do trabalho dos jovens, que discutem pauta, pesquisam o tema, contatam entrevistados, produzem e editam o programa com a ajuda de alguns profissionais.

Este trabalho nasce nas escolas, através dos LACES – Laboratórios de Comunicação Educativa -, onde os jovens tem contatos com as tecnologias e começam a produzir seus vídeos. Após os cursos, eles já são ARCOS – Arte Comunicadores Sociais -, e alguns deles chegam a produção do programa. Durante todo esse tempo é priorizado o uso de softwares livres e a abordagem de temas de relevância social.

Pelos comentários de Lucas, jovem que passou por esse processo e hoje compõe a equipe que produz o Megafone!, percebe-se como essa experiência enriquece e sensibiliza que participa dela. Estar na ponta que transmite informações para a sociedade e é reconhecida por isso transforma vidas e muda a maneira de quem participa de perceber seu lugar no mundo. As provas do sucesso não demoraram a aparecer: o Megafone! ganhou o Prêmio Escola Viva 2007, o Prêmio Itaú/UNICEF 2007, o Selo de Programa Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes 2006 (Ministério da Justiça), sendo o único do Nordeste entre os 5 programas que foram contemplados nacionalmente, e apresenta audiência média de 3 p.p, o que representa uma audiência de 24 mil pessoas.

Nenhum comentário: