sábado, 11 de outubro de 2008

Infância e Adolescência na Mídia



No ano em que o ECA completa 18 anos, constamos que grande parte da população ainda o desconhece e não o entende bem, a mídia como difusora de conhecimento tem o dever de levar aos cidadãos abordagens do tema, porém o que se vê a um modo geral nas matérias que versam sobre infância e adolescência que há a predominância de algumas temáticas como violência e educação e outras temáticas ficam relegadas com migrações e deficiência.
É lógico que houve uma melhora na cobertura dos assuntos ligados à infância e juventude, mas ainda está longe de ser o ideal através de trabalhos de pesquisa a ONG Catavento identificou que atualmente há um maior equilíbrio entre as fontes governamentais e não-governamentais, o que já pode ser considerado uma vitória.
A jornalista Taciana Campos, membro da ONG Catavento filiada a Rede ANDI nos falou um pouco de como foram as comemorações dos 18 anos do ECA no Ceará através dos nossos principais jornais impressoras. Segundo Campos, o Jornal O Povo foi o que melhor abordou o tema, pois criou um caderno especial para a comemoração, já o Diário do Nordeste fez entrevistas com traçando o panorama entre os direitos e dos deveres do Eca para com a sociedade, matérias essas do Diário que ocuparam duas páginas e quanto ao jornal O Estado Taciana diz que eles fizeram uma cobertura apenas baseados nos releases enviados pela assessoria da Catavento.
Visivelmente houve um avanço na cobertura da criança e do adolescente na mídia, visto que hoje temos no Estado um número considerável de JACAS (jornalista amigo da criança e do adolescente). E no meio da difusão sonora a Catavento organizou Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância, que no início contava com apenas 30 radialistas e hoje conta com 294 radialistas nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte que muito contribuem para a disseminação dos os assuntos relacionados à infância.

Alexandrina Oliveira

Nenhum comentário: