quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mais que terra, dignidade!!!!

Lutar pela terra que é de todos e garantir trabalho e sustento para todas as famílias parece uma coisa simples e normal, mas não é bem assim.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mostra que a luta por coisas que parecem ser tão simples pode durar muito tempo sem muitos avanços. Joyce Ramos é da coordenação do setor de comunicação do MST e afirma que a luta do movimento não é apenas por terra e sim por uma reforma agrária justa, por um mundo mais digno e igual para todos.

O MST surgiu da necessidade de dar continuidade aos movimentos que existiam na década de 60 e foram suprimidos pela ditadura militar. A modernização da zona rural trouxe para a cidade muitos trabalhadores do campo, muitos se organizaram para lutar por sua parte nas terras, que tanto ajudaram a produzir.

O MST é mostrado muitas vezes como um movimento violento, sem causa, extremistas, mas para quem está do lado de lá a situação é bem diferente. O governo poderia ser tomado como injusto por não saber dividir a terra de um país, a polícia poderia ser violenta quando arma cercos para tentar calar a voz do movimento, sem causa poderia ser visto um grande proprietário que não aceita dividir terras até mesmo improdutivas....Mas, quem poderá mostrar o outro lado? Quem deseja ouvir? Não nos custa procurar enxergar o que está ai pra todo mundo ver, basta abrir os olhos.

Nenhum comentário: