segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Unicef

A UNICEF (Fundo das nações unidas para a infância) é uma ONG criada nos Estados Unidos em 1946, num período de emergência, logo depois da segunda guerra mundial; sua sede foi instalada só depois de quatro anos em Nova York. Hoje está espalhada por 191 países do mundo. Chegou ao Brasil em 1950, mas a sua atuação não é diferente das dos outros países, a luta pelos direitos das crianças em articulação com políticas públicas.

Todas as crianças têm direito à saúde, liberdade, respeito, convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, esporte, lazer, tudo que proporcione uma vida digna, mas muitas das vezes esses direitos não são cumpridos pelo poder público e a sociedade em geral. Ainda existem situações de irregularidades ao que diz respeito a esses direitos; existem muitas crianças e jovens em condições de miséria sem nenhuma oportunidade para beneficiar-se de seus reais direitos. Muitas são abandonadas, vitima de maus tratos, violência domestica e abuso sexual.

Na doutrina dos códigos de proteção aos menores, aqui no Brasil, todas as crianças têm os mesmos direitos sem distinção de cor da pele, classe social ou até mesmo religião, todos devem ter o mesmo direito. Mas aqui no Brasil, é comum encontrar uma criança pobre abandonada pelos seus pais nas ruas,carentes de alimentação,lamentando suas dores para o mundo ouvir.

A responsável pela área da comunicação da UNICEF, na zona Norte e Nordeste, Ana Márcia Diógenes disse que a comunicação não poupou esforços nas divulgações de suas mensagens sobre o valor e o direito que as crianças e adolescentes têm na sociedade, e que as famílias esquecem que as crianças de hoje são os homens de amanhã, por isso elas merecem todo o respeito e carinho.

O meio de comunicação usado pela UNICEF é a comunicação comunitária, embora isso não signifique que eles não trabalhem com a grande mídia, mas é a comunicação comunitária que ganha prioridade, até porque a UNICEF trabalha com as comunidades carentes, e a s grandes mídias não passam a informação do que está acontecendo dentro das comunidades. É importante lembrar, que todos os trabalhos da UNICEF são feitos com crianças e adolescentes, em parcerias com o Itamarati, juntamente com o governo federal. O sistema de comunicação que é usado é a comunicação estratégica e comunitária, e dentro desses dois elementos existem(5) elementos. O trabalho com mais profundidade, a comunicação comunitária, capacitação desta comunicação,trabalhar com as comunidades pobres, criação das escolas nas comunidades, e as outras atividades sócio e cultural.

Nos 100% das notícias do dia, 58% são passadas na mídia no ranque nacional, nas divulgações das matérias das crianças e adolescentes; o Jornal O Povo ficou atrás do jornal Diário do Nordeste, que ocupou a terceira posição.

As substâncias psicoativas mais consumidas pelas crianças e adolescentes são aquelas de uso lícito para os adultos, como o álcool e o tabaco. São vários os fatores que levam um adolescente a beber, usar drogas e praticar assaltos. Algumas pesquisas tentaram analisar quais seriam os mais importantes, mas os resultados obtidos foram um tanto que conflitantes, pois cada caso é um caso, com a influência maior de um ou outro fator de risco, geralmente envolvendo diversos, sendo que cada aspecto deve ser analisado em conjunto. Sem dúvida, a curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores principais que leva a experimentação de drogas lícitas ou ilícitas, ao lado de questões externas, como a opinião de amigos e a facilidade de obtenção das substâncias. No contexto de vida atual, é mais fácil encontrar uma criança ou um adolescente fumando um cigarro comum ,ou até mesmo de maconha,ou praticando assaltos,os menores de idade grávida, do que se esforçando para vencer na vida.

Segundo Ana Márcia Diógenes, os principais fatores que conduzem as crianças ou adolescentes a entrar no mundo das drogas, bebidas alcoólicas, prostituição, são de cunho financeiro, ou abandono pelos familiares, maus amigos. Os outros fatores mais relacionados com características internas, como insegurança e sistemas depressivos, estão relacionados com o inicio do uso de drogas, uma vez que as insatisfações dos adolescentes em suas atividades ou suas próprias inseguranças poderiam aumentar a curiosidade e a necessidade de buscar novas sensações, como a experimentação de drogas diferentes. Portanto, não resta dúvida que são fatores externos e internos que interagem nas ações de cada criança e adolescente.

Nenhum comentário: