segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Encine

O professor Ives, na aula do dia 26 de agosto de 2008, falou muito sobre o ENCINE; desde o inicio da sua fundação até a data presente, comentou sobre o surgimento do ENCINE, e como era seus corpos diretivos, e sua estrutura.

No Brasil em 1964, o regime militar estabeleceu uma política para o bem estar das crianças e adolescentes. Em 1970, surgi organizações sócias contra o regime militar na tentativa de estabelecer melhores condições para as crianças, começam a surgir denuncias nas FEBENS sobre o maltrato das crianças. Nos anos 80, surgi o sindicato das comunidades eclesiásticas e intensificam-se os protestos. Em 1988, com a elaboração da constituição, no mesmo ano são aprovadas duas alternativas: criança e constituinte e criança prioridade que foram incorporadas nos artigos 204 e 227.

O primeiro trabalho marcante que o professor Ives fez na ONG, foi em 1998 com a aprese4ntação de seminários e cursos para professores que irão se formar e para as crianças de escolas publicas, que não têm condições financeiras de estudar em um bom colégio.

O ENCINE é uma ONG da 3º geração, temos as da 1º que é dos anos 70, a 2º dos anos 80 e 90 e as da 3º que é do final dos anos 90. Nesses últimos anos não existem as individualizações nos projetos sociais, temos como exemplo a Old Marte, empresa associada aqui no Brasil, composta por cinco micros empresas e mais de 20 pessoas. O professor Ives disse que até o final deste ano o ENCINE vai trabalhar com oito escolas, dentro do ENCINE existem celas de recrutamento e mobilização social, que atuam nas instituições sociais relacionadas às crianças e adolescentes.

A ONG ENCINE tem seus eixos de ação voltados para as seguintes áreas: educação, mobilização social, comunicação sustentabilidade, megafone, formação de arcos, escolas+ IES+ ONG e cultura livre, esses são os temas abordados nos últimos encontros.

É de nosso conhecimento, a existência de crianças e adolescentes em péssimas condições de vida, morando nas ruas mendigando para conseguir o seu pão de cada dia. Mas o trabalho do ENCINE é lutar contra a violência sobre os menos e resgatar os jovens pobres, que tem a violência como o único caminho para se livrar da pobreza e adquirir um novo mundo de oportunidades, que irá garantir o futuro desses jovens.

A respeito do tema é jovem dentro da sociedade, o convidado Lucas disse-nos sobre a sua experiência e como funciona a produção radiofônica, o programa é apresentado pelos quatro jovens desde o seu começo, já passaram 12 jovens durantes seis anos de apresentação e já foram apresentados mais de cem programas no ar, 200 instituições sociais, 100 escolas e 200 entrevistados. Essa comunicação é um espaço social onde todos os jovens da comunidade têm acesso a esse espaço, e aos aparelhos tecnológicos, democratização da voz e a troca de subjetividade, esses são os objetivos e os temas que são abordados em todos os eventos, ou melhor, encontros da associação.

Nenhum comentário: