sábado, 30 de agosto de 2008

Cresce número de assuntos ligados à criança e ao adolescente na mídia cearense


 

Para falar um pouco sobre o tema "criança e adolescente", a jornalista Ana Márcia Diógenes, que, há sete anos, é uma das responsáveis pela comunicação do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), esteve presente para uma conversa amigável conosco, estudantes de jornalismo, da disciplina Cobertura da Agenda Social, do curso de Comunicação Social da UFC.

 

Depois de uma breve apresentação do UNICEF, que surgiu como fundo de emergência, durante a guerra, para amparar as crianças atingidas e, posteriormente, passou a atuar em países em desenvolvimento, Ana Márcia fez questão de mostrar alguns números que dizem respeito à cobertura de assuntos ligados à criança e ao adolescente pelos meios de comunicação cearenses.

 

Segundo a jornalista, a ANDI (Agenda de Notícias dos Direitos da Infância) realizou, no ano de 2004, uma pesquisa com o tema "A criança e o Adolescente na Mídia do Ceará", que selecionou textos ligados direta ou indiretamente a aspectos do universo infanto-juvenil. Durante a pesquisa, quatro jornais cearenses foram analisados: O Povo, Diário do Nordeste, O Noroeste e Jornal Cariri.

 

Ao longo desse um ano, foram contabilizadas 8.434 notícias relacionadas à criança e ao adolescente. Destas, a maioria tinha como enfoque temas ligados à educação, à saúde, ao direito e à justiça e à violência. Em contrapartida, assuntos como sexualidade, situação de rua, desaparecidos e migração ficaram a margem, representando apenas 0,94% das notícias.

 

Embora os números ainda estejam bem aquém do almejado, há muito que se comemorar. De 1996 a 2004, cresceu, em 1.300%, o número de notícias ligadas ao tema. "A cobertura da mídia melhorou muito. Hoje, existem profissionais que, por estarem mais familiarizados com o tema, fazem matérias mais humanizadas", justificou Ana Márcia. "Parte dessa mudança também se deve às transformações dentro das faculdades, que estão ofertando disciplinas que levantam essas discussões", acrescentou.

 

Fazendo jus as palavras de Ana Márcia, a disciplina Cobertura da Agenda Social se propõe a trazer discussões humanizadas, sobre temas como: Direito Humano, Estatuto da Criança e do Adolescente, índio, negro, gênero, cultura livre, dentre outros.

 

SAIBA MAIS...

 

O UNICEF é uma instituição internacional, apartidária, que atua em 157 países, e se mantém graças a doações e vendas de produtos UNICEF;

 

Ele está presente no Brasil desde 1950, e conta com oito escritórios localizados nas áreas mais carentes.

 

A instituição tem como missão lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes em todo o mundo.

 

Um comentário:

Lívia Nunes disse...

Essa matéria (super informativa)é minha. Acho que deixei de entregar apenas uma!!!