sábado, 30 de agosto de 2008

O Brasil e o UNICEF

por Ulysses Magno

Presente em 155 países o UNICEF, a instituição máxima na defesa dos direitos da infância, procura, utilizando-se da comunicação como uma ferramenta eficaz, promover no Brasil uma cultura de mobilização, envolvendo sociedade civil e estado na melhoria da qualidade de vida da criança e do adolescente.

Foi esclarecendo o papel da instituição internacional, que a jornalista Ana Márcia Diógenes, oficial de comunicação do UNICEF, expôs as ações da entidade aos alunos da disciplina Cobertura da Agenda Social da UFC no último dia 21 de agosto.


Durante a apresentação Ana Márcia mostrou as diversas ações praticadas pelo UNICEF, além de justificar suas áreas de atuação. Basicamente, o UNICEF age em duas importantes frentes, na captação de recursos para ONGs que defendem a causa da infância e no diálogo constante com o estado.


Sempre presente como um ator no contexto internacional, talvez, o mais importante papel da instituição no Brasil é de ser um facilitador e promotor na capacitação de pessoas e entidades que atuam diretamente na interminável jornada de levar alguma melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescente do país.


São inquestionáveis as iniciativas do UNICEF no contexto brasileiro, contudo, neste momento, mais do que mencionar as ações, vale salientar o quanto é fundamental a imagem da entidade como referência na conscientização da nossa sociedade, em mostrar o que não quer ser visto.

Nenhum comentário: