domingo, 19 de outubro de 2008

O campo de combate?

A turma da disciplina Cobertura da Agenda Social do curso de comunicação social da Universidade Federal do Ceará – UFC recebeu, na quinta-feira do dia 2 de outubro, Joyce Ramos, representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Integrante do movimento há 11 anos, Joyce é atualmente integrante do setor de comunicação do MST no estado do Ceará. Durante sua apresentação, Joyce comentou sobre os 25 anos de vida do MST, seu posicionamento político e sua postura de ações.

Totalmente legitimado pela questão da reforma agrária, o MST mostrado para todos os presentes foi de um movimento que busca, além da questão social, também um ideal socialista sustentado por seus antigos pilares, passando a idéia de que o país somente conseguirá ser mais justo quando abolir o capitalismo. Para Joyce, mesmo iniciativas como as redes sociais de economia tornam-se um pequeno paliativo diante do grande mal do capitalismo.

Com um discurso antigo, não necessariamente ultrapassado, tendo em vista a mais recente crise financeira do capitalismo, o MST procura através de parcerias com universidades – a UFC entre estas - visualizar um futuro para a organização que vai além das ações de ocupação.

O MST tem uma importante participação na história do país nas últimas décadas, como sendo o maior movimento que luta pela reforma agrária. Infelizmente sua presença, tardia na cronologia histórica do Brasil, ainda luta para ser legitimada como autêntica pelos meios de comunicação. Em uma sociedade tão cheia de problemas, em todas as esferas sociais e geográficas, faz com que a presença do MST seja necessária, para mostrar o que ainda temos que resolver.

Link útil: O Cerco

Nenhum comentário: