quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Amigos da inclusão social

Por Gabriela Meneses

Promover a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual é uma das propostas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. A instituição, fundada em 1952, no Rio de Janeiro, por um grupo de pais, atua em todo o Brasil, proporcionando apoio às pessoas com deficiência e lutando para que seus direitos sejam cumpridos.


A Apae Fortaleza foi fundada em 1972. No início, a instituição funcionava em uma casa alugada, prestando assistência educacional às crianças com deficiência. Hoje, a sede, localizada na Avenida Rogaciano Leite, atende pessoas de zero a 50 anos, oferecendo serviços na área de educação e saúde, além de apoio aos pais. A instituição é provida por doações de voluntários e recursos dos governos federal, estadual e municipal.


A Apae Fortaleza é presidida por voluntários, os chamados “amigos” da instituição. Maria Lúcia Barbosa, convidada da nossa “Agenda Social” do dia 23 de outubro de 2008, é uma amiga da instituição. Ela atualmente exerce o cargo de vice-presidente da Apae Fortaleza. Maria Lúcia começou sua história de voluntariado na entidade há mais de 30 anos. Ela era professora e sentiu-se atraída pelo trabalho com crianças com deficiência intelectual.


A presidência atual da Apae Fortaleza é composta por muitos amigos da instituição, pouco há envolvimento dos pais nessa área. No entanto, Maria Lúcia diz que há um esforço por parte da diretoria para que os pais assumam a liderança da Apae, pois, dessa forma, eles podem conhecer melhor as lutas da entidade e participar mais ativamente do desenvolvimento dos seus filhos.


A instituição tem também um trabalho importante na inclusão de jovens com deficiência intelectual no mercado de trabalho, o NTP (Núcleo de Treinamento Profissional). Nesse núcleo, jovens a partir de 16 anos podem fazer cursos profissionalizantes, desenvolvendo, assim, habilidades para alguma área profissional. Empresas como Banco do Nordeste, Correios, McDonalds e Supermercados SuperLagoa recebem os jovens com deficiência para fazerem parte do seu quadro de profissionais, por meio da Apae.


A Apae Fortaleza recebe visitas de pessoas que queiram conhecer o trabalho realizado pela instituição. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone: (85) 4012-1403. A sede da Apae Fortaleza fica na Avenida Rogaciano Leite, 2001 - Luciano Cavalcante.

Nenhum comentário: